Durante o mês de março, cerca de 1.540 professores participaram de atividades formativas pedagógicas promovidas pela Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte. A formação continuada é uma das macro ações desenvolvidas pelo programa municipal Educa Juazeiro, visando a qualificação contínua para o exercício de suas funções na rotina escolar.
Na última quinta-feira, 23, 70 professores da rede municipal estiveram presentes na I formação continuada em Educação Patrimonial, realizada em parceria entre as secretarias de Educação e Cultura. A capacitação, que é dividida em módulos, abordou, neste primeiro momento, a temática: "Juazeiro do Norte: Cultura e Memória", e foi mediada pelo diretor de Patrimônio Cultural, Roberto Viana.
Na Educação Infantil, mais de 500 professores compareceram aos encontros, onde foi apresentado todo o material didático que a rede municipal vem utilizando. Além disso, a parte tecnológica voltada para o uso da plataforma que os professores terão acesso dentro do Projeto "Educação Infantil na palma da mão" foi evidenciada, buscando indicar propostas de aprendizagens junto aos tablets que foram entregues às unidades de ensino referente à esta etapa de ensino.
Já os 553 docentes presentes nas formações de Língua Portuguesa e Matemática do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, participaram de discussões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Cerca de 420 professores de várias disciplinas dos anos finais trabalharam a interdisciplinaridade, focando no trabalho dos escritores, plano curricular, uso de temáticas afro e indígena em sala de aula, bem como a inserção de metodologias ativas de aprendizagens.
De acordo com o gerente do Ensino Fundamental - anos finais, Samuel Mariano, essas práticas estimulam a autonomia e a independência dos estudantes, levando aos professores propostas diferentes para garantir a aprendizagem de forma lúdica para os alunos.