A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte realizou no último sábado, 18, um encontro formativo com os 409 cuidadores lotados na Rede Municipal de Ensino. Estes profissionais acompanham e auxiliam o aluno nas atividades diárias dentro do ambiente escolar, buscando, também, a independência e autonomia das crianças. Estes profissionais são convocados por meio de processo seletivo.
Durante o momento, os cuidadores puderam relatar suas experiências dentro da escola. Tiago Feitosa, cuidador da Escola Mário da Silva Bem, falou sobre sua vivência e das estratégias criadas para estimular o desenvolvimento de habilidades básicas que impactam positivamente na aprendizagem de crianças com algum tipo de deficiência. Sua ação, junto à professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), foi reconhecida nacionalmente. Eles construíram o barril do Chaves para um aluno autista que possui hiperfoco no personagem mexicano.
Outro ponto importante debatido no encontro foi o papel do cuidador e a sua contribuição para o crescimento intelectual dos alunos. A legislação sobre o seu trabalho também foi estudada na formação.