Camila Brito
Representantes dos Grêmios Estudantis das escolas que compõem a Rede Municipal de Juazeiro estiveram na sede da Secretaria de Educação nesta quinta-feira, 16. O objetivo do encontro foi realizar o alinhamento do plano de ação a ser executado durante o ano letivo, bem como elencar as dificuldades na atuação em 2022. São 34 grêmios atuantes nas escolas municipais.
O documento conta com as propostas que estão sendo efetuadas, assim como o cronograma das atividades a serem desempenhadas. O plano estabelece a atuação em diferentes frentes importantes para o contexto educacional e para a prática do Grêmio Estudantil. Os temas contemplam diversidade, esporte, cultura, empreendedorismo e comunicação.
Em grupos, durante a apresentação, foram avaliadas questões como o conhecimento do plano, oralidade, execução das ações e análise das propostas. Assim como no ano passado, os planos melhores avaliados, dentro dos critérios estabelecidos, serão apresentados ao prefeito Glêdson Bezerra.
O Grêmio da Escola Professora Cícera Germano Correia destacou a importância da realização de festivais dentro da unidade de ensino para promover a cultura e interação de todos os estudantes.
O fortalecimento dos grêmios integra uma das ações do Programa Educa Juazeiro, e traz a representação do interesse dos estudantes. A secretária de Educação, Pergentina Jardim, que abriu o momento com os alunos, destacou a importância da atividade para toda a comunidades escolar. "O objetivo é que os alunos possam atuar promovendo o protagonismo juvenil, tendo como base o diálogo e o incentivo na implantação de atividades que possam, efetivamente, contribuir para o desenvolvimento e gestão das unidades escolares", afirmou.