Josimar Segundo
As Secretarias de Educação e Cultura de Juazeiro vão promover a I Formação em Educação Patrimonial. As inscrições vão até o próximo dia 20.
O Projeto "Em cada casa uma memória, em cada voz uma história", para a Construção de Práticas de Educação Patrimonial em Juazeiro do Norte, desdobra-se em três principais etapas:
1 - Produção e Elaboração de Conteúdo Digital de Acervo sobre as Práticas Culturais e Lugares de Memória de Juazeiro do Norte;
2 - Elaboração de Material Didático para a Rede Básica.
E como terceira etapa, a proposta é de que o Programa de Formação Continuada para Professores da Rede Básica e Público Geral sobre Educação Patrimonial oferte uma formação tomando como tema gerativo a Educação Patrimonial em Juazeiro do Norte.
O projeto visa contemplar professores da Rede Básica de Ensino Anos Finais, das disciplinas de História e Estudos Regionais, produtores culturais e pesquisadores da área de Educação Patrimonial. Estes profissionais tem sua vaga reservada no curso. Os demais interessados em participar devem se inscrever por meio do formulário abaixo.
Essa formação deverá ocorrer, anualmente, e contará com certificação de 100 horas para os inscritos. Serão ofertadas 60 vagas, 45 destinadas aos professores da rede pública municipal, e 15 para o público em geral. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Caso as vagas destinadas aos professores não sejam preenchidas, estas serão abertas para o público geral.
Terão direito ao certificado, os inscritos que tiverem presença de 75% durante toda a formação. Será preenchida uma frequência em cada encontro.
Temas ministrados no período de 6 meses:
Tema 1: Reisados, Guerreiros e Lapinhas de Juazeiro do Norte;
Tema 2: As Bandas Cabaçais: trajetórias e experiências;
Tema 3: Beatos, Penitentes e outras artes: a experiência religiosa de Juazeiro;
Tema 4: Patrimônio e Cultura Material em Juazeiro do Norte;
Tema 5: O corpo cênico e a cultura popular;
Tema 6: O audiovisual, a sala de aula e a cultura popular;
Tema 7: O cordel e a educação