Um projeto de produção textual desenvolvido pela Escola Municipal Cívico - Militar Dr. Edvard Teixeira Férrer, em Juazeiro do Norte, foi selecionado pela Conferência Nacional de Alternativas para uma outra educação - CONANE, como uma das 48 práticas pedagógicas exitosas realizadas em território nacional. Apenas dois trabalhos do Ceará receberam destaque. O encontro, que reúne educadores de todo o país, ocorre em Brasília, ainda neste mês.
A atividade é desenvolvida desde 2017 pelo professor de português Rodrigo Nóbrega, através do projeto de Leitura, Escrita e Responsabilidade Social (LERS). Participam da ação alunos do 8º ano. De acordo com o docente, o objetivo da atividade é dar sentido às pesquisas e produções realizadas pelos estudantes, compartilhando a experiência fora da sala de aula.
Nessa perspectiva, foi criada a Revista Juno, que já se encaminha para sua sétima edição e reúne textos dos estudantes. O material está hospedado em formato digital em um portal. O professor explica que já está sendo providenciado um aplicativo para que seja disponibilizado nos dispositivos.
Um dos alunos integrantes do projeto em 2022, Wherley Santana, relata que participar do projeto foi muito importante para ajudar no desenvolvimento da sua escrita. Ele é autor do texto de ficção científica intitulado "O cientista Sr. Aquele", que compõe a última edição. Já a estudante Ana Heloísa Silva, conta que o projeto incentiva a criatividade dela e é uma forma de aprender de uma maneira diferente.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, destaca que essas ações e estratégias são fundamentais e impactam positivamente na aprendizagem, além de identificar potencialidades dos alunos.