A Autarquia de Meio Ambiente Juazeiro do Norte - Amaju discutirá nesta sexta-feira, 3, a aprovação de uma Resolução, junto ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA). A propositura visa regulamentar a coleta seletiva em eventos públicos ou privados com a inclusão dos catadores.
A deliberação virá em momento oportuno. Hoje, 1° de março, é celebrado o Dia Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis e, nos últimos 2 anos, o Município vem dedicando atenção especial à implementação de políticas públicas que incluam esses profissionais na Gestão dos Resíduos Sólidos.
Juazeiro conta com 3 associações regularizadas e com licença ambiental, que recebem e coletam materiais recicláveis, com mais de 500 catadores vinculados.
A estimativa é que, só em 2022, foram destinadas para reciclagem mais de 900 toneladas de resíduos coletados pelas associações de catadores.
Nesta data alusiva ao catador, a Prefeitura de Juazeiro reforça a importância desses trabalhadores, e pede à população para colaborar com a coleta, separando os resíduos secos - plástico, latinhas, papel, papelão e embalagens no geral- dos restos de alimentos. Posteriormente, o material deve ser destinado às associações de catadores, contribuindo com o meio ambiente e com a renda desses agentes ambientais.