Estudantes do 9° ano, matriculados na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, participam nesta terça-feira, 28, da 1ª aplicação da Avaliação Municipal Diagnóstica. A atividade, que integra uma das ações do Programa Educa Juazeiro, irá contemplar 99 turmas, abrangendo cerca de 3.200 alunos.
Durante este mês, o diagnóstico já foi aplicado para 98 turmas do 2° ano e 95 do 5º ano, buscando avaliar as competências e habilidades dos estudantes nas áreas de Português e Matemática.
As avaliações são destinadas a essas séries porque são as mesmas que são avaliadas a nível estadual e federal, por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB.
Ao todo, 44 escolas irão participar do processo, que ocorrerá mais duas vezes durante o ano, sendo um importante instrumento para melhorar a aprendizagem dos alunos e oferecer uma educação de maior qualidade.
A diretora de Monitoramento, Controle e Avaliação da Seduc, Márcia Franca, explica que, a partir do lançamento dos gabaritos na planilha, a própria escola já pode constatar, de maneira imediata, quais as maiores dificuldades específicas de cada aluno.