A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte dá continuidade, este ano, ao atendimento individual para alunos que necessitam de alimentação especializada.
De acordo com a nutricionista, Mykaele Dantas, a solicitação é realizada pela própria unidade de ensino ao setor nutricional da merenda escolar. Alunos das escolas de Educação Infantil Ana Amélia e Enfermeira Maria dos Santos já foram atendidos.
O requerimento deve estar acompanhado do laudo médico apresentando o diagnóstico da criança. Mediante o laudo, é efetuado o agendamento para a visita técnica de acompanhamento e a verificação do estado nutricional. A partir disso, há a elaboração dos cardápios diferenciados para alunos com restrição alimentar.
Durante a avaliação, a criança é acompanhada pelo responsável, e no momento da consulta já é explicado aos pais o que será servido na escola para suprir a necessidade identificada.
A definição do estado nutricional em crianças é feita através de índices como peso para idade, estatura/comprimento e Índice de Massa Corpórea- IMC para a idade.