De forma inédita e pioneira, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, por meio do Programa Educa Juazeiro, dará início, na próxima terça-feira, 14, a 1ª Avaliação Municipal Diagnóstica. A avaliação será aplicada durante três dias, contemplando 98 turmas do 2º ano, 95 turmas do 5º, e 99 turmas do 9º ano, contando com a participação de mais de 8 mil alunos. Ao todo, 44 escolas participam do processo.
No primeiro dia, serão avaliados os alunos do 2º ano. Nos dias 15 e 28, a aplicação será realizada para alunos do 5º e 9º ano, respectivamente, buscando avaliar as competências e habilidades dos estudantes nas áreas de português e matemática.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, explica que as avaliações são destinadas à essas séries porque são as mesmas que são avaliadas a nível estadual e federal, por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará - SPAECE, e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica - SAEB.
A avaliação Municipal será aplicada três vezes neste ano: fevereiro, agosto e dezembro e será um importante instrumento para melhorar a aprendizagem dos alunos e oferecer uma educação de maior qualidade. A intenção é que, futuramente, todas as séries participem da ação. O número de questões varia de acordo com a série.
A diretora de Monitoramento, Controle e Avaliação da Seduc, Marcia Franca, diz que a avaliação tem o objetivo de identificar as habilidades dos alunos da rede municipal e, a partir dos resultados, efetuar intervenções pedagógicas em tempo hábil.
A partir destes diagnósticos, projetos como o da Recomposição da Aprendizagem são aplicados para sanar as dificuldades.