A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Autarquia Municipal de Meio Ambiente - AMAJU, iniciou nessa quarta-feira, 8, uma formação continuada com coordenadores pedagógicos de dez unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. A capacitação será por meio do Sistema Integrado de Sensibilização e Práticas em Educação Socioambiental - SISPEA, com foco nos resíduos sólidos.
O método pedagógico e participativo promove a multiplicação de ações práticas, que conscientizam a sociedade sobre a temática. A ferramenta é aplicada através de módulos semestrais voltados aos ensinos infantil e fundamental.
O Sispea atua na aplicação da educação socioambiental nas escolas e comunidades. Serão realizadas oficinas de capacitação e acompanhamento, entrega de material de apoio pedagógico, atividades práticas dentro do contexto escolar, bem como o monitoramento e avaliação.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforçou que 78 escolas já realizam atividades por meio do Núcleo de Educação Ambiental - NEA, com o intuito de trazer, para a rotina dos alunos, hábitos de conscientização e preservação do meio ambiente.
Para a diretora Administrativa da Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, Tania Pinheiro, as ações otimizam a aprendizagem.