O Núcleo de Endemias de Juazeiro do Norte desenvolve um plano de prevenção e controle de arboviroses com o objetivo de evitar a ocorrência de doenças e óbitos.
A coordenadora do Núcleo de Endemias, Mascleide Feitosa, afirma que as ações voltadas para essa prevenção acontecem de janeiro a janeiro para, assim, controlar os casos. "Os agentes de endemias realizam, diariamente, as visitas domiciliares com inspeção para identificação, eliminação e tratamento dos focos e possíveis criadouros. Realizamos, também, fechamentos de locais que estejam armazenando, erroneamente, água em depósitos como piscinas abandonadas e tanques, que não seja viável utilizar o larvicida", explica.
Entre as ações, Juazeiro do Norte realiza, também, as visitas em pontos estratégicos, que são suscetíveis à proliferação do Aedes Aegypit, a cada 15 dias. Além disso, quando um caso suspeito é notificado ou confirmado, é realizado no endereço e em todos os quarteirões adjacentes o bloqueio focal, com a busca e eliminação das larvas e focos, realizando o bloqueio químico com borrifação das bombas constais.