Com uma grande adesão, a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta quarta-feira, 25, 54 oficinas pedagógicas para mais de 1.200 professores da rede municipal. Os momentos foram realizados de forma simultânea em seis escolas municipais, contando com a colaboração de 54 formadores, de diferentes instituições parceiras.
"As capacitações buscaram trazer temáticas incluindo várias abordagens para a prática docente, com o intuito de colaborar na formação dos profissionais", aponta a titular da pasta Pergentina Jardim.
A oficina "Metodologias Ativas no processo de Ensino Aprendizagem", desenvolvida pela orientadora educacional, Marismenia Santos, possibilitou o compartilhamento de experiências vivenciadas pelos professores. "Trouxemos um tema bem atual, que é importante para o trabalho com os alunos, principalmente no período pós pandemia, a partir do ensino híbrido e das tecnologias".
A formadora Otília Gonçalves, que atua no Mais Paic, no município de Santana do Cariri, conduziu a oficina de contação de histórias voltada para o ensino fundamental - Anos iniciais. A profissional encheu o ambiente de livros, bonecos e fantoches, e relatou o quão enriquecedor esses momentos são para o aprendizado tanto do professor quanto do aluno.
A professora da Escola Vereador Francisco Barbosa da Silva, Cícera Lúcia, destacou que o momento foi enriquecedor para sua formação. "Momento único e bastante produtivo", disse ela.
Acadêmicos de medicina da instituição Estácio/Idomed, orientados pelo professor, ministraram a oficina de primeiros socorros na escola.
As oficinas contaram com a parceria do Geopark Araripe, Universidade Regional do Cariri - Urca, Instituto Mendonça de Educação do Cariri - IMEC, Unileão, Estácio - Idomed, Crede 19 e Universidade Federal da Bahia - UFBA (PPG - dança).
Ainda estiveram como parceiros a Flor de Juá, Étoile Pet, Apae - Juazeiro do Norte, Abemavi, Pilates Studio e Cerest Regional.