A Jornada Pedagógica, em Juazeiro do Norte, chega ao segundo dia. O evento reúne gestores administrativos, coordenadores pedagógicos e secretários escolares que compõem a Rede Municipal de Ensino.
O momento foi marcado pelas reflexões sobre o acolhimento na educação e o papel da gestão escolar na promoção da recomposição das aprendizagens. A palestra, realizada em parceria com o Instituto Gesto, buscou sensibilizar os profissionais sobre o fazer pedagógico, por meio do acolhimento à toda comunidade escolar.
Foi evidenciada a atuação do projeto de recomposição, desenvolvido no município em 2022, através do Programa Educa Juazeiro. A ação teve como foco minimizar os déficits de aprendizagem com o desenvolvimento integral dos alunos do 1º ao 9º ano. As atividades foram realizadas contemplando, de forma interdisciplinar, a leitura e interpretação, bem como a matemática. A ampliação do tempo em sala de aula buscou potencializar e recuperar habilidades não desenvolvidas.
A secretária de Educação, Pergentina Jardim, reforçou a necessidade do acolhimento dentro do contexto escolar e disse que não é possível fazer educação sem todos os envolvidos no processo educacional.
Durante o momento, também houve relatos de experiência dentro das escolas, onde os gestores falaram sobre as práticas de aprendizagens desenvolvidas.