A Prefeitura de Juazeiro do Norte, através da Secretaria de Cultura de Juazeiro
- SECULT, participou de Coletiva de Imprensa realizada nessa segunda-feira, 23, no Museu Casa do Mestre Nena, no bairro João Cabral.
A entrevista teve o intuito de esclarecer um fato ocorrido com o próprio Francisco Gomes Novais (Mestre Nena) e família, no último sábado, 21. Uma abordagem do 5° BPRAIO em que, segundo o mestre da cultura, teria sofrido agressões físicas e verbais por parte da Polícia.
O secretário de Cultura, Vandinho Pereira, disse ter enviado ofício pedindo esclarecimentos à Polícia Militar e ao BPRAIO, além de ter colocado à disposição a assessoria jurídica e administrativa do município. "O primeiro passo é que o Estado dê o seu devido pronunciamento", afirma o secretário.
Foram citadas as notas de repúdio da Secretaria de Cultura de Juazeiro, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, da Universidade Federal do Cariri - UFCA, da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Juazeiro e da Comissão de Direitos Humanos, além de outros órgãos e instituições.
Também presente a advogada que está acompanhando o caso e apoiando a família do mestre, Luciana Dantas. Ela frisou que os responsáveis pelo acontecido no exercício da sua profissão se excederam e devem ser penalizados.
Apoiadores da causa cultural, além de alguns mestres, representando os grupos de tradição da cidade de Juazeiro do Norte e do Estado do Ceará, também participaram da coletiva.