Secretários de Meio Ambiente de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, e representantes do COMARES participaram de reunião promovida pela Autarquia de Meio Ambiente de Juazeiro-AMAJU. O encontro ocorreu nessa quinta-feira, 19, na sede da Autarquia, para debater a política de responsabilização da cadeia produtiva de pneus sobre a destinação adequada, após o seu uso.
Juazeiro do Norte já atua no recolhimento e destinação, através de parcerias com a Associação de catadores Juazeiro Ambiental, RECICLANIP, e Associação dos Produtores de Pneus no transporte para tratamento do material. Mas o município ainda arca com custos de armazenamento e transporte, que deveriam ser assumidos pelo setor produtivo.
O superintendente da AMAJU, Eraldo Oliveira, explica que há uma legislação de logística reversa que pode ser aplicada para que os fabricantes assumam a responsabilidade sobre a destinação adequada dos pneus inservíveis. Ele destacou, ainda, que a intenção em unir os municípios do Cariri é para fortalecer o pleito, visto que esse é um problema comum a todos. "Já as borracharias, têm sido monitoradas por nossas gerências que precisam controlar seus estoques e encaminhar ao nosso ecoponto na antiga usina Zé Bezerra. O não atendimento a legislação em vigor pode acarretar multas e processo criminal", alerta Eraldo
Com a unificação dos municípios em prol da causa, deve-se criar um galpão regional e iniciar novos pleitos como a implantação de uma indústria de beneficiamento desse tipo de material, na região.