Durante este mês de janeiro, gestores da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro estão sendo recebidos pela Diretoria administrativo-financeira da Secretaria de Educação, para a efetivação da prestação de contas, que ocorre anualmente. Essa prestação diz respeito à execução e gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE.
Durante o atendimento, também são realizadas análises sobre como o recurso foi utilizado durante o ano letivo de 2022 e como pode ser executado no decorrer de 2023, garantido a melhor destinação possível do programa.
O PDDE consiste na assistência financeira às escolas públicas da Educação Básica. O dinheiro é utilizado de acordo com as necessidades físicas e pedagógicas das unidades de ensino. O principal objetivo é a melhora da aprendizagem dos alunos, bem como incentivar a autogestão escolar, por meio do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social.
Os recursos do PDDE e suas ações integradas devem ser empregados na aquisição de material, realização de pequenos reparos, adequações, conservação da estrutura física, implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais.
De acordo com a diretora do Setor, Andrêzza Camilla Brito, o bom desempenho das escolas na consolidação da atividade, é parte integrante do Selo Gestar.