O Ciclo de Reis, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, será encerrado nesta sexta-feira, 6, com os Bacamarteiros da Paz do Mestre Nena e os grupos de Reisado São Luiz e São Francisco, às 17h, na unidade Sesc Juazeiro.
Ao longo de 13 dias de programação, 49 grupos de reisado, mamulengo, lapinha, bandas cabaçais, além de cocos, guerreiros, bacamarteiros e maneiro-pau foram contemplados na programação.
O evento cultural contou com grande adesão popular. Participaram mais de 1.200 brincantes. Além disso, foram homenageados 6 mestres e mestras por meio da Secretaria de Cultura - SECULT. A Mestra Margarida, o Mestre Antônio Bagaceira, Mestre Cachoeira, Mestre P1, Mestre João Bosco e Mestre Ciço Zabumbeiro.
Dois mestres que fizeram parte do Ciclo de Reis foram contemplados como tesouro vivo do Estado do Ceará: Mestre Dodô do Reisado São Francisco e Mestre Nena do grupo Bacamarteiros da Paz.
Wagner Souza, diretor de produção da Secult, afirma que a secretaria sempre fortalece e salvaguarda a cultura da cidade e da região do Cariri. "São ações que se mantêm vivas, independente do poder público, porém, é muito importante que o poder público incentive e as acompanhe porque a cultura é para o povo", afirma.
Foto: Junior Silva