A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte promoveu nesta segunda-feira, 5, na Seduc, um encontro entre as escolas que participaram de um Projeto Piloto para desenvolver as habilidades e competências dos alunos na área de exatas. O laboratório de matemática vem sendo executado desde o início de maio, sob a coordenação do Professor Marcos Xavier.
O docente explica que a intenção do projeto é despertar o interesse dos alunos pela matemática, utilizando metodologias interligadas com tecnologia para que o ensino aprendizagem seja feito de uma maneira mais didática possível. Ele reforça, também, que o objetivo é incentivar a formação de turmas para posterior participação em olimpíadas.
Durante o encontro, estudantes das escolas Tarcila Cruz de Alencar, Edvard Teixeira Férrer, Pelúsio Correia de Macêdo e João Alencar de Figueiredo participaram de competições de desenhos geométricos, xadrez e dama, além de torre de hanói e cubo mágico.
A torre de Hanói é um jogo estratégico capaz de contribuir no desenvolvimento da memória, do planejamento e da solução de problemas. O aluno Gabryel Leite, do 7º ano da Ecola Edvard Teixeira Férrer, ressalta que, por meio da utilização do cubo mágico, desenvolve, de forma rápida, o raciocínio lógico. "Consigo montar o cubo em até 18 segundos", destaca, com alegria.