Juazeiro do Norte torna-se o primeiro município do Nordeste a implantar a tecnologia dos "laboratórios portáteis", nas Unidades de Saúde da Família.
A primeira unidade a receber os serviços foi a USF do Limoeiro, nesta terça-feira, 18. Já o bairro Triângulo recebeu o atendimento nesta quarta-feira, 19.
Equipes de saúde da família e profissionais da área, treinados, realizaram os exames de sangue. Nestes primeiros mutirões de atendimentos, foram priorizadas pessoas com comorbidades, diabetes e hipertensão.
O laboratório portátil conta com três equipamentos para exames de hemogramas, colesterol, triglicerídeos, glicemia, hemoglobina glicada e uréia. A estimativa é que sejam realizadas 60 coletas por hora. Ao receber o resultado, o paciente já poderá mostrar o exame ao médico, sem se deslocar da própria unidade de saúde.
Dona Luzia Alves foi a primeira a realizar a coleta. A aposentada é diabética e hipertensa, e se sente feliz com o novo método. "Recebi o convite através de uma enfermeira na casa de minha cunhada, não poderia deixar de vir. É um avanço muito grande e facilitou bastante", afirma.
O prefeito Glêdson Bezerra garante que tudo aquilo que puder fazer para melhorar a Saúde e oferecer uma assistência de qualidade, vai fazer.
A medida é uma estratégia para descentralizar a Central de Marcações, e seguirá atendendo em novas unidades, priorizando os bairros de difícil acesso e, também, a zona rural.