As secretarias de Educação e Saúde de Juazeiro do Norte participaram nesta sexta-feira, 7, do primeiro Seminário Vidas Preservadas, Prevenção e Pósvenção ao Suicídio. Na pauta, a importância e necessidade da escuta humanizada e acolhedora.
O encontro, que ocorreu no auditório da Faculdade de Medicina Estácio - IDOMED foi realizado pelas secretarias municipais em parceria com o laboratório de tanatologia, além do Ministério Público e outras instituições.
De acordo com dados apresentados durante o seminário, o Brasil ocupa o 8º lugar no ranking mundial de maior incidência de casos de suicídio e o Ceará está na 5ª posição no Brasil. Os números preocupantes fizeram com que o Ministério Público do Estado criasse o Projeto Vidas Preservadas.
O objetivo é promover uma abordagem intersetorial do assunto, buscando estimular o debate e a sensibilização para o fortalecimento de políticas públicas relacionadas à saúde mental, além da criação de estratégias para o desenvolvimento de um trabalho em rede.