Uma sessão solene celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil na noite dessa segunda-feira, 5, no auditório da Secretaria de Educação de Juazeiro. O evento acadêmico foi uma parceria entre a Prefeitura, a Universidade Federal do Ceará - UFC e a Universidade Federal do Cariri - UFCA.
No momento, foi lançada uma coletânea de livros intitulada "200 Anos da Independência do Brasil
- Insurreição e mártires no Ceará". A obra resgata a memória de 10 mártires cearenses, que tiveram papel relevante na luta da independência política e unificação do território brasileiro.
O entusiasta e idealizador do projeto, o professor Geová Sobreira Magalhães, destaca ser uma recuperação da memória histórica das lutas com participação especial dos heróis do Cariri, que construíram a grandeza do Brasil.
O Prefeito Glêdson Bezerra ressaltou a importância da aproximação da gestão com a academia, e se disse empolgado com a reconstrução da história, vista por uma perspectiva dos revolucionários cearenses e, principalmente, do Cariri.
Estiveram, também, compondo a mesa o reitor da UFCA, Ricardo Ness, o reitor da UFC, José Cândido Lustosa de Albuquerque, o reitor da URCA, Francisco do O' de Lima Júnior, o diretor geral do IFCE, Alex Jucileno, e o diretor da Imprensa Universitária da UFCA, Joaquim Melo de Albuquerque.
Fotos: Júnior Silva