A Rede Municipal de Ensino de Juazeiro encerra o primeiro semestre letivo, nesta quinta-feira, 30. São cerca de 33.600 alunos atendidos pela Rede. O início do segundo semestre letivo está previsto para 1º de agosto.
Dentre as principais ações realizadas neste período está o Programa Educa Juazeiro, com o desenvolvimento de ações em diversos setores.
A titular da Educação, Pergentina Jardim, pontua que o Programa tem atuado em projetos voltados na intensificação de estratégias para a qualidade do ensino aprendizagem. O projeto de Recomposição da Aprendizagem busca minimizar os déficits, com o desenvolvimento integral dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
"Através de um diagnóstico foi possível avaliar o quantitativo de alunos que necessitam de um acompanhamento para recuperar a defasagem, principalmente na parte da leitura e escrita. O estímulo à leitura, por meio do Projeto Juazeiro Leitor, possibilitou novas perspectivas aos estudantes , expandindo, desde o início da vida escolar, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e escrita", destaca a secretária.
Foi realizada, ainda, a entrega de instrumentos musicais para a composição de fanfarras em 39 unidades escolares. A Seduc também adquiriu mais de 5 mil brinquedos e jogos pedagógicos para as 46 escolas da Educação Infantil.
Após dois anos de pandemia, houve o retorno 100% presencial às salas de aula. O estímulo ao esporte, também voltou com o resgate dos Jogos Estudantis, e o incentivo à geração protagonista, como as atividades que desenvolvam práticas democráticas, impulsionando o aprendizado. A eleição, posse e atuação dos Grêmios Estudantis foram um diferencial no semestre.
Adequações das estruturas físicas das escolas também têm sido prioridade. Em 2022, serão mais 20 escolas reformadas. Três já foram entregues neste semestre e mais sete já estão em processo de execução. A requalificação das fachadas das escolas, o início da reforma da Biblioteca Municipal e a construção de um Complexo Operacional que irá abrigar a alimentação escolar e almoxarifado, também já estão em andamento.