A Secretaria de Administração de Juazeiro - Sead realizou nesta quarta-feira, 29, uma capacitação com os secretários, secretários executivos, diretores e coordenadores das demais secretarias municipais. A finalidade do encontro foi instruir a respeito do processo de instauração da avaliação do estágio probatório dos servidores públicos.
A capacitação contou com a presença do secretário da Sead, Hélio Alves, e do Procurador Geral do Município, Walberton Carneiro, que foram os responsáveis pelo decreto que define as especificidades do período de avalição.
O estágio probatório compreende o processo no qual a administração pública avalia a aptidão e capacidade para o desempenho do cargo que o servidor ocupa, observando os princípios de idoneidade moral, aptidão, disciplina, assiduidade, dedicação e eficiência. Esta avaliação terá a periodicidade de 6 meses, durante 3 anos, de acordo com os anexos l e ll do Decreto 742/2022.
Na ocasião, também foi informado a criação de uma comissão para avaliação, que será a responsável pela tratativa dos processos encaminhados pelas secretarias. Essa comissão julgará o mérito de cada processo avaliativo, mediante a coleta de dados feita pelos chefes imediatos dos servidores sujeitos ao processo. Também foi disposta uma comissão de recursos para avaliar possíveis solicitações dos mesmos.