Com o tema "A ecologia social e a ecologia humana são inseparáveis", a Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com a Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, está promovendo diversas atividades nas escolas municipais em virtude da Semana do Meio Ambiente.
Dentre as ações, estão rodas de conversas, produção de desenhos, apresentação de paródias e o desenvolvimento do projeto de coleta de óleo de cozinha descartado.
A coleta do produto já foi iniciada nas unidades de ensino e visa reconhecer a importância da coleta seletiva. A ideia é despertar nas crianças e adolescentes a conscientização da preservação da natureza e promover a sensibilização da discussão de temas sobre o uso sustentável dos recursos naturais.
De acordo com Tânia Pinheiro, diretora Administrativa da Escola ambiental, o objetivo geral do projeto é avaliar o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha usado. "Até o 3° bimestre deste ano letivo todas as escolas da rede municipal estarão com coleta seletiva sistematizada do óleo de cozinha usado e do papel", garante a diretora.