A Prefeitura de Juazeiro do Norte distribui, em média, 50 mil refeições diárias para os mais de 34 mil alunos da Rede Municipal de Ensino. Os dados constam no balanço realizado pelo setor da Merenda Escolar, da Secretaria de Educação- Seduc. Para chegar à mesa dos estudantes, com qualidade, os produtos passam por vários procedimentos, envolvendo diversos profissionais.
O cardápio é montado por nutricionistas, que observam, realizam testes com as receitas e monitoram, por meio de visitas técnicas, o andamento do processo.
Em conformidade com a resolução n°6/2020 do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, é proibida a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar nas receitas voltadas para as crianças de até três anos.
Segundo a nutricionista, Juliana Soares, a quantidade de refeições varia de acordo com a etapa de ensino e o tempo do aluno dentro da escola: Ensino Fundamental - um período (1 refeição), Fundamental integral (3 refeições), Creche um período (2 refeições) e Creche integral (4 refeições).
São entregues itens como: arroz, feijão, flocão de milho, aveia, farinha de arroz, leite, carne bovina, carne suína, frango, ovos, sardinha, açúcar e biscoito. Também são usados produtos da agricultura familiar, como: banana, goiaba, mamão, melancia, polpas de frutas, coentro, cebolinha, tomate, pimentão, abóbora, macaxeira e batata doce.
Juazeiro do Norte, de acordo com pontos específicos estabelecidos pelo FNDE, foi considerado um dos três municípios do Ceará selecionados como gestão positiva, avaliados por agentes do Programa Nacional de Alimentação Escolar.