Com o objetivo de subsidiar ações pedagógicas e assegurar as aprendizagens essenciais que foram comprometidas no período da pandemia, as escolas da Rede Municipal de Juazeiro estão desenvolvendo atividades relacionadas à recomposição da aprendizagem.
O projeto, que está dentro das macro ações desenvolvidas pelo Programa Educa Juazeiro, busca minimizar os déficits de aprendizagem com o desenvolvimento integral dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.
As atividades são realizadas contemplando, de forma interdisciplinar, a leitura e interpretação, bem como a matemática. A ampliação do tempo em sala de aula visa potencializar e recuperar habilidades não desenvolvidas no ano/série em que o aluno está matriculado, com a mediação de um professor assistente.
De acordo com a gerente do Fundamental anos iniciais, Rocilda Soares, através de um diagnóstico foi possível avaliar o quantitativo de alunos que necessitam de um acompanhamento para recuperar a defasagem, principalmente na parte da leitura e escrita. São realizadas atividades diárias, de acordo com cronograma estabelecido pelos professores, com turmas pequenas para que o processo de ensino aprendizagem seja mais efetivo.