A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte participou na noite desta terça-feira, 26, da I Semana do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A titular da pasta, Pergentina Jardim, acompanhada da assessora especial de Educação, Lucélia Sampaio, debateram, junto à comunidade surda e acadêmica, sobre a implantação da Escola bilíngue para surdos, no Município.
A Escola bilíngue para surdos tem como objetivo facilitar o ensino aprendizagem considerando a Libras como língua materna e o português escrito. A finalidade é promover a autonomia linguística e respeito à diversidade humana.
Atualmente, Juazeiro do Norte tem 18 alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino.
A Seduc segue articulando com o Ministério da Educação e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para viabilizar a implementação do equipamento.
"Para a instalação da escola, uma série de critérios técnicos são avaliados e a gestão municipal não tem medido esforços para que a chegada desse espaço se efetive. Todo o material burocrático exigido foi enviado, bem como o projeto para a realização das adequações do espaço", destaca Pergentina.
Na ocasião, também estiveram presentes os professores Roger Prestes, Lucas Romero e Cleide Barbosa, representando o Instituto Transformar, além de alunos do curso. O evento marca, também, as comemorações dos 20 anos da Lei de Libras.
Fotos: Camila Brito