Com o objetivo de trabalhar, na prática, os preceitos ecológicos deixados pelo Padre Cícero, alunos da Escola Municipal João Alencar de Figueiredo, em Juazeiro do Norte, sob a orientação da Professora Helena Sales Landim, desenvolveram um projeto para compreender e conhecer o que é um bioma e as espécies que nele vivem. O trabalho foi realizado com alunos do 9° ano.
Para a professora, a proposta da construção de uma representação de um bioma dentro do contexto escolar possibilita que os estudantes entendam como se dá a convivência na caatinga e no semi-árido, evidenciando, dessa forma, práticas de preservação do meio ambiente. "A partir da proposta encaminhada pela Secretaria de Educação, enfatizando o Projeto Padre Cícero, busquei ouvir dos alunos se eles tinham interesse em realizar a atividade em uma outra perspectiva, saindo do papel, do modo convencional, para colocar, literalmente, a mão na massa, fundamentada na cultura maker", explica a professora.
A "cultura maker" tem como objetivo produzir trabalhos com as próprias mãos, baseando-se num ambiente colaborativo de grupos e pessoas. A docente ressalta, ainda, que a ideia da construção da representação do bioma possibilita que os alunos, por morarem em um centro urbano, tenham acesso à dinâmica do campo, utilizando materiais como galhos, argila, plantas, mudas, tijolos.
A proposta era que o trabalho não ficasse apenas durante a realização da Semana Padre Cícero, mas continuasse, promovendo a interação e aprendizado dos alunos dentro da perspectiva apresentada. Para o aluno Newton Victor, o método utilizado pela professora possibilitou que o conteúdo sobre os preceitos ecológicos fosse compreendido com mais facilidade. "Enquanto a professora explicava, já colocamos em prática a atividade, e aprendemos a importância do meio ambiente para nossas vidas".
Na próxima quinta-feira, 7, às 10 horas, ocorrerá a culminância do projeto, com a apresentação das ações realizadas.