Na manhã desta quinta-feira, 10, o Município de Juazeiro do Norte realizou o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef, no auditório da Secretaria de Educação.
O objetivo do fórum é construir um Plano de Ação Municipal, voltado para políticas públicas efetivas, que vão garantir os direitos da criança e do adolescente. O prazo para a execução dessas atividades será durante o quadriênio 2021/2024, para manter o Selo Unicef em Juazeiro.
Para o prefeito Glêdson Bezerra, o Selo Unicef é importante porque, através das ações, é possível investir em políticas públicas para as idades iniciais.
"Sai muito mais lógico, investir na criança e no adolescente do que investir no adulto que foi criado diferente. Este é apenas um momento de tantos outros que estão acontecendo, com empenho da nossa equipe que está voltada para a manutenção do selo Unicef", destacou o prefeito.
O articulador do Selo Unicef, o secretário de Esporte e Juventude, Bendimar Júnior, disse que as crianças e adolescentes precisam de forças para garantir um bom futuro, e com isso, o Selo, será um guia para o Município.
"As crianças e adolescentes precisam de três forças: lar, educação e a garantia de direitos. Com isso, o Selo será como orientador guia do Município, que reconhece os avanços reais de crianças e adolescentes", acrescentou.
Durante o Fórum, grupos se reuniram para encontrar o eixo de participação cidadã e gestão por resultados, que farão parte do Plano de Ação Municipal.
No evento, houve a participação da Fanfarra Nova Esperança, da Escola Cícera Maria dos Santos, bairro Frei Damião, uma apresentação teatral do grupo do Centro de Esportes Unificado - CEU's, e o lançamento do mascote do Selo Unicef 2021/2024, que é o romeiro, representado pelo estudante Carlos André.
Estiveram presentes o prefeito, Glêdson Bezerra, a primeira-dama, Sandra Cavalcante, o articulador do Selo Unicef, Bendimar Júnior, as secretárias de Educação, Pergentina Jardim, de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, e o secretário Executivo da Saúde, Roberto Sampaio. Participaram, também, representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes - NUCA, o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal de Educação, o Conselhor Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, além de estudantes e representantes da sociedade civil.