Eraldo Oliveira, superintendente da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte - Amaju, participou, na tarde dessa terça-feira, 14, da sessão da Câmara de Vereadores. O gestor foi à sede do legislativo para defender a adesão de Juazeiro do Norte ao Consórcio de Municípios para Aterro de Resíduos Sólidos - Comares.
Durante a exposição, Eraldo esclareceu que o projeto em destaque versa apenas sobre a necessidade de aprovação do chamado terceiro termo aditivo. Este termo aponta somente para adequação à nomenclatura do consórcio, e observação de concessão para tratamento, transbordo e destinação final dos resíduos sólidos.
O superintendente fez questão de indicar, objetivamente, que não há criação de taxas para coleta de lixo, ou qualquer coisa do gênero. Ele lembrou que existirá a necessidade de debater este aspecto no futuro, mas isso não é parte do projeto atual. Nessa linha, Eraldo Oliveira observou que todos os demais municípios do consórcio já aprovaram em suas casas legislativas a ratificação do projeto e permanência no Comares.
Ao finalizar as explanações, o superintendente apontou que o trabalho do município com relação à política de resíduos sólidos seguirá, independente do resultado da votação na Câmara. Contudo, apontou que a presença de Juazeiro do Norte é essencial para guiar o Cariri para extinção dos lixões.
A sessão também foi acompanhada pelo secretário executivo do Comares, Francisco Brito Júnior.
Fotos: Josimar Segundo