O Centro de Referência da Mulher, equipamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte - Sedest, realiza o evento "16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra as mulheres".
A programação teve início nesta sexta-feira, 19, às 14h, com o fórum de lançamento, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador- Cerest. O momento contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, da coordenadora do Centro de Referência da Mulher, Suelen Saraiva da Cruz e da presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, Lucélia Sampaio, além de coordenadores e técnicos da Sedest.
Após a solenidade de abertura, foi proferida a palestra "Feminismo Negro, direitos e luta contra a violência", com a assistente social Jacqueline Gonçalves Dantas.
Para a secretária Zulneide, este é um momento importante para conscientizar os homens e a sociedade em geral, para que cada vez mais pessoas possam encarar a luta contra a violência doméstica como sua. "Que a gente possa conscientizar nossos filhos, nossos homens próximos, para que essa corrente vá passando de um para o outro e que possamos vislumbrar dias melhores. Dias em que não precisemos estar nesse combate, nessa luta, e que os homens possam falar por nós em relação ao respeito", ressaltou.
Os "16 dias de ativismo" é uma campanha anual, de abrangência internacional, que teve início em 1991 e possui adesão em mais de 160 países. No Brasil, as datas de referência são 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, e o dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A ação tem como intuito o fim da violência contra as mulheres através de mobilização da sociedade, por meio de palestras, rodas de conversa, encontros, cursos e atividades culturais. Até o dia 10 de dezembro, serão realizadas ações em diversos pontos do município.
Durante o período de realização do evento, o CRM buscará mobilizar a sociedade, divulgando os mecanismos e os serviços da rede de proteção à mulher, além de avaliar retrocessos e avanços das políticas voltadas para o público feminino.