Com a finalidade de compreender o cenário da Educação Infantil, foi iniciado nesta semana, em Juazeiro do Norte, o treinamento de aplicadores da avaliação da qualidade de ensino na Educação Infantil. A ação faz parte do Sistema de Monitoramento da Qualidade da Educação Infantil do Governo do Estado, com a colaboração dos municípios. O treinamento é ministrado pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES).
São realizadas pesquisas e avaliações de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), contextualizados aos parâmetros da promoção da qualidade da Educação Infantil. O Sistema oferece informações e referências aos municípios, voltadas à melhoria das políticas estaduais no âmbito dessa etapa do ensino.
A avaliação é realizada com o objetivo, ainda, de identificar a vulnerabilidade na rede, articulação de ações e políticas de melhoria da qualidade do atendimento oferecido, através da sensibilização, formação de observadores externos, avaliação da estrutura, dos ambientes, das aprendizagens e devolutivas.
De acordo com a gerente da Educação Infantil do município, Rosi Vidal, a primeira etapa compreende a observação dos ambientes e entrevistas com professores, gestores e famílias, de turmas do Infantil II ao V. "Agora está sendo realizada a segunda etapa com a observação das aprendizagens, somente para o Infantil V. É um momento enriquecedor, para que possamos garantir boas oportunidades de vivências de experiências", afirma a educadora.