A Semana do Servidor, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, teve continuidade na manhã desta quinta-feira, 28 - Dia do Servidor Público. Como parte da programação, palestras com temas voltados para o desempenho de qualidade na função que exerce.
A primeira palestra "Servidor do Futuro" ficou a cargo de Tatiane Betat, especialista em Inovação. Abordou a velocidade com que o mundo se transforma e o servidor público deve estar atento às mudanças, às informações (que chegam a cada segundo), às inovações de forma que seu trabalho seja realizado com eficiência.
O servidor público está neste mundo ágil, rápido e é cobrado para também dar respostas imediatas. Neste sentido, "ele precisa assumir sua responsabilidade na trajetória profissional", disse.
Betat destacou ser importante que o trabalho traga alegria e realizações e deu dicas: buscar o auto conhecimento e o aprendizado contínuo; ter atitude e partilhar conhecimento. "O servidor do futuro entende, aprende, interage e realiza", enfatizou a palestrante.
A outra abordagem tratou da Inteligência Emocional e foi feita pelo psicólogo Alan Ricarte. Na ocasião, abordou fatores que levam à construção do equilíbrio entre a racionalidade e as emoções, os sentimentos.
Ele colocou pontos importantes, como a organização no trabalho, empatia no relacionamento interpessoal, limite de funções e gestão efetiva de conflitos.
Para Ricarte, quando alguma coisa não funciona podem surgir entraves que desestruturam o equilíbrio emocional. E lembra: ceder lugar às diferenças, manter um processo de diálogo, inclusive entre servidores e chefias para troca de ideias e de sugestões, que tornam o trabalho promissor. Falar e ouvir, sempre!
Quando as vivências nos frustram, elas precisam ser faladas, advertiu o palestrante. Caso contrário, surgem as doenças, como a Síndrome do esgotamento. Para ele, o tratamento terapêutico é uma boa pedida como prevenção. "Devemos buscar o equilíbrio emocional para chegar melhor junto ao público alvo e manter nossa saúde", enfatizou.