A Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte, em parceria com as Secretarias de Saúde e Segurança Pública e Cidadania, iniciou nesta quinta-feira, 14, a capacitação de 22 motoristas de transporte escolar. Os profissionais estão recebendo orientações sobre as ações preventivas e protocolos sanitários que serão necessários dentro dos veículos.
A iniciativa faz parte do ciclo de formações que a Seduc vem proporcionando aos profissionais de diversos setores, com o objetivo de orientar frente à nova dinâmica e os cuidados indispensáveis para que o retorno gradual às aulas presenciais aconteça de forma segura para todos.
A capacitação está sendo ministrada pela enfermeira Ana Mikaelly Romualdo, que com base no plano de Retorno seguro às aulas Presenciais, apresentou os principais pontos, de acordo com os protocolos de segurança, o manuseio do equipamento e a higienização.
O Coordenador de Transportes da Seduc, Maikon da Silva, explica que além da formação teórica, os motoristas também irão passar por um treinamento prático, abordando questões de higienização do veículo, atenção à sinalização dos assentos, bem como pontos relativos ao socioemocional dos profissionais.
A formação reforça a responsabilidade e o comprometimento que estes profissionais devem ter no trânsito. "O Detran busca orientar sobre as boas práticas que o condutor deve seguir, principalmente os motoristas de transporte escolar que levam crianças e adolescentes. Iremos trazer informações sobre direção defensiva e a prática segura," explica o analista de assuntos educacionais do Departamento Estadual de Trânsito, Evandro Siebra.
A gerente de Estatística e Educação do Departamento Municipal de Trânsito, Cláudia Barbosa, ressalta que a parceria entre os órgãos de trânsito e o Município visa o bem estar do profissional e da população como um todo. "Iremos aproveitar o treinamento para relembrar aos profissionais as medidas de segurança no trânsito, como também o controle emocional, em parceria com o Projeto Acolher".
O momento contou, ainda, com a presença da assessora especial da Educação, Lucélia Sampaio, do superintendente do Demutran, Edinaldo Moura, do Professor Felippe Valdevino, da psicóloga, Roseane Melo e do Diretor financeiro da Seduc, Sérgio Lopes.