Em alusão ao Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, a Secretaria de Educação de Juazeiro realizou nesta terça feira, 21, uma live sobre inclusão.
O evento contou com a participação da psicóloga Ana Patrícia Albuquerque, do presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, José Edisio Xavier, da vice-presidente, Amanda Cupertino e do diretor de Monitoramento, Controle e Avaliação da Seduc, Felippe Valdevino.
A titular da pasta, Pergentina Jardim, ressaltou a necessidade de dialogar e praticar ações para que a inclusão seja efetiva, não apenas nas escolas, mas na sociedade em geral. "O diálogo sobre esta temática precisa ser cotidiano", frisa a gestora.
O diretor de Monitoramento, Controle e Avaliação apresentou os dados referentes à Educação Especial na Rede de Ensino. "Esses dados devem servir para a criação de mais políticas públicas e não para estigmatizar nossos alunos", afirmou.
A Lei de Diretrizes e Bases - LDB apresenta como primeiro princípio da educação, a igualdade de condições de acesso e permanência na escola e para que essa igualdade aconteça é necessário que políticas educacionais sejam desenvolvidas no âmbito da rede de ensino. Uma dessas políticas é a educação especial, que desde 1996 está como modalidade de ensino.