Juazeiro do Norte está classificado como a 14ª cidade do Brasil no eixo fomentador de tecnologia e inovação, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities de 2021.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, a constatação veio na reunião do G51 com cidades cearenses.
Juazeiro ganha destaque como município com aproximadamente 98% da sua zona urbana cabeada com fibra ótica. A cidade também é a primeira no Brasil a aprovar a lei de inovação e sai na frente com a legislação para essa finalidade.
O grupo G51 é uma rede formada pelas 51 cidades intermediárias do Nordeste brasileiro, instituído pelo IBGE. Elas compõem a base da estratégia territorial da implementação do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, elaborado pela Sudene. Esses municípios representam 46% do Produto Interno Bruto- PIB, dessa região, e 7% do PIB Nacional.
O Plano conta, ainda, com capacitação de gestores em diversos setores para a preparação das cidades na perspectiva da receptividade das tecnologias.