A Prefeitura de Juazeiro, através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Aepeti, tem realizado um trabalho de conscientização e esclarecimento da população sobre os riscos do trabalho infantil.
O setor, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho - Sedest, realiza, de forma frequente, busca ativa e abordagem social com o objetivo de identificar situações de exploração de crianças e adolescentes nas ruas, mercados, empresas e outros locais.
O Aepeti, em Juazeiro do Norte, também realiza ações de abordagens durante as festividades locais, como nas romarias. Na última romaria, de Nossa Senhora das Dores, a equipe levou orientações aos romeiros, no sentido de não ofertar esmolas a crianças e adolescentes pedintes.
Ao longo dos cinco dias de atividades, foram identificadas 31 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil. Elas foram encaminhadas para a rede de proteção social e defesa dos direitos. Os casos também foram comunicados ao Conselho Tutelar.