A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação – Sedeci, de Juazeiro do Norte, participou do Encontro Aberto Virtual (EAV) promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), na última quinta-feira, 24.
O InovaJuntos é um projeto de cooperação internacional, implementado pela CNM e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), com o apoio financeiro da União Europeia.
Juazeiro apresentou a Lei da Inovação (Lei Municipal Complementar 117, 11/06/2018), que beneficia diretamente o empreendedorismo e desenvolvimento econômico, desburocratizando o serviço público e fomentando startups e outras empresas de Tecnologia, Inovação e Comunicação (TIC).
O juazeirense Ermeson Silva, “prata da casa”, profissional cedido pela UNIFAP, discorreu sobre a construção da Lei da Inovação e seus benefícios. Entre eles, incentivos fiscais para instalação de empresas de tecnologia, parcerias com instituições públicas, privadas e academia, e financiamento de pesquisas.
"Precisamos ser 'a graxa' entre as engrenagens", afirmou Ermeson, referindo-se à necessidade da articulação dos agentes públicos e instituições de ensino como facilitadores do ecossistema de inovação.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Wilson Soares, exibiu indicadores do crescente desenvolvimento da cidade de Juazeiro.
O Diretor de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo, Fagner Canuto, disse ter amparo legislativo para realização de projetos e que, no cenário atual, a Sedeci está analisando e construindo parcerias com instituições, para fomentar a retenção de talentos formados no Cariri, e desenvolver soluções para desburocratização do serviço público.
* A "prata da casa"
Ermeson Silva é Mestre em Design, com foco em Design Estratégico, Inovação e Transformação Digital. Head de Inovação do Garagem LAB e Coordenador de Pós-graduação UNIFAP. Consultor de Tecnologia e Design Estratégico do SENAI-CE. Consultor Sebrae em Inovação e Transformação Digital. Pesquisador de futuros integrantes da rede Teach the Future.
Conheça a página do Projeto InovaJuntos em https://inovajuntos.cnm.org.br/