A previsão de abertura do Censo Escolar 2021 para inserção de dados no sistema Educacenso será na próxima sexta-feira, 18. A Diretoria de Monitoramento, controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Educação – Seduc está promovendo ações para orientar os secretários escolares no preenchimento das informações.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sendo realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais.
O censo também abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional, ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos – EJA, educação profissional e conta com a participação de escolas públicas e privadas do país.
Nesta semana, está sendo realizada a entrega das listas de alunos que utilizam o transporte escolar e que possuem alguma deficiência. No próximo dia 21, ocorrerá uma formação prática do Censo dividido em dois momentos: nivelamento com os novatos e prática no sistema com todos.
De acordo com o técnico responsável pelo Censo Escolar, Vinício Coelho, o preenchimento correto dos dados implica no adequado repasse de verbas federais para a Educação. A distribuição de recursos para merenda, livros didáticos e transporte escolar, por exemplo, é determinada pelas informações declaradas.
A realização do Censo Escolar cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb e se constitui como instrumento orientador para políticas públicas de melhoria da Educação.
O prazo para a inclusão dos dados no EducaCenso é até o dia 23 de agosto.