O Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Juazeiro do Norte (CREAS) está realizando uma programação voltada ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste dia 15 de junho.
O objetivo é despertar a sociedade para essa realidade, visando coibir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa, através de palestras presenciais e transmitidas através da internet, além de capacitação continuada com a equipe do CREAS.
A data do dia 15 de junho é referência para uma campanha nacional que, além de buscar a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, também estimula a população a fazer denúncias contra esse tipo de crime.
A violência pode ser denunciada através dos canais do Disque 100 ou nas unidades dos CRAS, do CREAS e do Centro de Referência do Idoso (CRI), equipamentos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho do Município (Sedest), além de Unidades de Saúde. As denúncias podem ser feitas, também, diretamente ao Ministério Público.
Em Juazeiro do Norte, o CREAS recebe diariamente notificações de violação de direitos da pessoa idosa. De acordo com o equipamento, aproximadamente 60% deste atendimento gira em torno da negligência, violência física e patrimonial, tendo familiares como os próprios agressores entre os maiores índices.