Além dos atendimentos às mulheres vítimas de violência doméstica, o Centro de Referência da Mulher - CRM, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte, desenvolve o Projeto das Marias.
Idealizado com o intuito de reduzir os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, e de implementar a política de proteção às vítimas, o projeto visa a promoção da justiça e da equidade social, bem como a reinserção familiar dos agressores.
Até o início deste mês de maio, participam, ao todo, 240 homens, divididos em 10 grupos, que são encaminhados pelo juizado da mulher.
A presença em 10 sessões no projeto se configura como parte da pena do agressor ou cumprimento de medidas protetivas, onde acontecem rodas de conversas e atividades socioeducativas, que têm o objetivo de promover reflexões acerca da violência.
Durante as atividades, são trabalhados temas como gênero, autoestima, disciplina, violência, violência doméstica contra a mulher, patriarcado, direitos das mulheres, a constituição das relações familiares, entre outros. Eles são convidados a falar sobre suas experiências, em busca de que haja um entendimento sobre o caráter negativo da violência doméstica.
De acordo com o CRM, o projeto é um mecanismo de defesa e ampliação dos direitos humanos e sociais das mulheres, contribuindo com o enfrentamento deste fenômeno, principalmente dentro do contexto estadual marcado pelos altos índices de violência.