Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 15, reunião entre a Secretaria de Educação - Seduc e o Conselho Municipal de Educação - CME, a fim de apresentar um panorama das ações realizadas pela Seduc nos primeiros 100 dias de gestão. A titular da pasta, Pergentina Jardim, acompanhada da secretária executiva, Ireneide Nascimento, e da assessora jurídica, Tamires Luna, ressaltou a importância deste diálogo para o fortalecimento da Rede Municipal de Ensino.
Foram pontuadas questões referentes aos kits da merenda escolar, que já se encontram em processo licitatório. Os itens que não são oriundos da agricultura familiar estão na fase de assinatura dos contratos. Já os alimentos dos produtores locais passam pela etapa de cotação de preços. Após a finalização do processo, será divulgado um cronograma para entrega dos kits, que será um por aluno.
Em relação à suspensão judicial da seleção pública simplificada para professores substitutos, determinada pela 1ª Vara Cível da Comarca de Juazeiro de Norte, a Seduc apresentou defesa e aguarda resposta para a divulgação do resultado. Até agora, 321 professores aprovados no concurso público já foram empossados e lotados na rede municipal.
As unidades escolares que estão passando por reformas e manutenções também foram mencionadas, evidenciando a importância de estar em contato direto com as unidades de ensino para avaliar as demandas necessárias. As escolas Nair Silva, José Perboyre, Raimundo Pessoa e Jerônimo Freire passam por intervenções. Já a E.E.F José Geraldo da Cruz está em processo de reforma. Além disso, estão sendo construídas duas creches nos bairros João Cabral e Betolândia.
Foram relatadas, ainda, as ações intersetoriais entre as secretarias, promovendo uma cooperação no desenvolvimento do trabalho nas diferentes áreas da administração. A presidente do CME, Edna Belém, reforçou a ideia de alinhamento entre as duas esferas reconhecendo e atendendo as necessidades da Rede Municipal de Ensino.