A Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho de Juazeiro do Norte (Sedest) deu início, na última sexta-feira, ao atendimento ampliado dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nas áreas correspondentes ao seu território de atuação.
A ação teve início na Vila Carité, território atendido pelo Cras do Aeroporto, na última sexta-feira, 26, com atendimento na Escola Manoel Balbino da Silva, das 8h30 às 13h, com equipes fazendo o agendamento para emissão de 1ª e 2ª vias de RG e, também, atualização e realização de novos cadastros do Cadúnico.
Essa nova forma de levar atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social conta com a parceria da Secretaria de Educação de Juazeiro do Norte (Seduc).
De acordo com a titular da pasta, Pergentina Jardim, a escola também estreita sua relação com os familiares dos alunos. “Nesse momento, a escola também aproveita para ampliar o diálogo com os pais, entregar atividades impressas e aproximar o atendimento neste tempo de pandemia, garantindo as medidas de distanciamento social e tomando todos os cuidados necessários”.
Somente neste dia 26 o Cras realizou ao todo 146 atendimentos, entre eles, 67 agendamentos para retirada de 1ª ou 2ª via de RG e 42 atendimentos do Cadúnico (atualização ou realização de novos cadastros).
Para a Secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Zulneide Parente, essa descentralização permitirá que as famílias que moram distantes do Cras tenham acesso aos serviços e atendimentos oferecidos pelo equipamento. “Nossa equipe se sensibilizou com a situação das pessoas que moram muito distante da sede CRAS e se reuniu para encontrar formas de ampliar nosso atendimento e poder dar a assistência necessária para quem está precisando”, destacou a Secretária.
Juazeiro do Norte possui 10 unidades do CRAS, localizadas em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social.