A programação da Semana comemorativa em alusão ao dia Internacional da Síndrome de Down trouxe na tarde de ontem, 24, uma mesa de debate com relatos de experiência de um pai, uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e uma profissional da saúde, representada pela fisioterapeuta, Gilnara Rosana.
O evento, que foi realizado em formato virtual, através do canal no youtube da Secretaria Municipal de Educação, abordou a inclusão e os estímulos para o desenvolvimento das crianças com Trissomia 21. O pai do Rafael, Ícaro Arcênio, apresentou o cotidiano e a participação do filho em aulas de natação e sessões de fisioterapia, buscando estimulá-lo, assim como a importância do apoio dos familiares e da equipe de assistência de saúde para motivar e assegurar qualidade de vida, gerando autonomia.
A professora do AEE, Soderlânia Oliveira, relatou sobre a inclusão nesse período de aulas remotas. A equipe da Educação Inclusiva do município tem trabalhado através das plataformas digitais e, para aqueles que não têm acesso à internet, é disponibilizada a entrega de atividades impressas. A profissional acrescentou ainda a identificação da leitura como uma das formas de estímulo, criando e orientando a participação das crianças em grupos literários.
A professora produziu e escreveu a história “Jogo das Letras” com foco na alfabetização. O enredo traz como personagem principal, Pedro, criança com trissomia 21, que tem como características sua autonomia, capacidade de interação e aprendizado. Ela explica que para combater o preconceito e a intolerância é preciso compartilhar conhecimento e informação educativa, pois não se pode enxergar a deficiência, mas sim a pessoa. A semana comemorativa da Trissomia 21 encerra amanhã, 26, com a apresentação de um vídeo com fotos enviadas por todos os participantes do evento.