Ampliar o acesso ao saneamento básico às comunidades rurais, potencializando a produção. Este é um dos objetivos das negociações entre o secretário de Agricultura e Abastecimento, Roberto Sampaio, e a Enactus, ONG vinculada à Universidade Federal do Cariri - UFCA.
A entidade trabalha com o projeto Bio+ que, por meio da metodologia do "Ciclo Vitae", atua com tecnologias sociais sustentáveis voltadas para o saneamento rural e desenvolvimento da produção agropecuária.
Com as tecnologias do Jardim Filtrante, Biodigestor Rural e Minhocário Doméstico, a ONG disponibiliza para os agricultores manuais didáticos e palestras para que sejam possíveis a manutenção e futura reaplicação, já que o objetivo primordial do projeto é incentivar a autonomia do agricultor rural.
Além disso, o Governo Municipal estuda a implantação da fossa séptica biodigestora, que trata a água suja proveniente do uso doméstico, de forma eficiente, possibilitando o utilização no solo como fertilizante. O projeto busca implantar tecnologias que funcionem em conjunto e que possam melhorar as condições do saneamento básico, além de potencializar a produção do pequeno agricultor nas comunidades dos sítios Junco e São Gonçalo, inicialmente.