A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Juazeiro do Norte comunica que sete comunidades aderiram ao Programa São José IV, que promove acesso à água para consumo em localidades rurais que apresentam maiores riscos climáticos.
Para a primeira etapa, as comunidades contempladas foram a Vila São Gonçalo, Espinho, Cachoeira, Cachoeirinha, Junco, Moleque e Carás do Umari. Além de estarem de acordo com todos os critérios exigidos pelo cronograma do projeto, também realizaram a entrega da documentação necessária.
As localidades deverão aguardar cerca de 45 dias para a homologação do resultado pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR). Isso consiste no resultado parcial para a execução da segunda etapa do projeto, que tem como premissa a garantia de atendimento às comunidades, cujos critérios são: Lei de atuação do sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), autorização do Poder Municipal para execução do serviço, viabilidade técnica/socioambiental e elaboração de subprojetos de abastecimento de água.
Após essa fase, são reconhecidas as manifestações de interesse classificadas no âmbito dessa chamada pública, atendendo as condições técnicas e socioambientais, que serão encaminhadas para a elaboração do Projeto Básico do Sistema de Abastecimento de Água (SAA).
O Programa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado do Ceará.
De acordo com o secretário da pasta, Roberto Sampaio, o projeto chega em um momento oportuno, já que irá beneficiar as comunidades rurais que possuem grande dificuldade no abastecimento de água.