A Secretaria de Agricultura e Abastecimento firmou parceria com o Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR), que será responsável pela gestão dos recursos hídricos das comunidades. Ao longo do mês de janeiro, o Secretário da pasta, Roberto Sampaio, juntamente com a equipe do SISAR, realizaram reuniões com todos os presidentes das associações, participando das assembleias e apresentando as ações desenvolvidas pelo sistema.
Um dos pré-requisitos para a comunidade se cadastrar no Programa São José IV é a aceitação ao modelo SISAR para a gestão do abastecimento de água e manejo do lodo. Algumas comunidades não cumprem os requisitos estabelecidos pelo programa, como é o caso da Vila 2000, Riachão e Cabeça de Vaca. Segundo a engenheira agrônoma, Aline Bezerra de Sousa, a SEAGRI optou por cadastrá-las em um edital de fomento publicado pelo Ministério da Agricultura. O programa oferece suporte ao setor agropecuário, inclusive com pavimentação.
O projeto envolvendo essas comunidades juazeirenses será submetido à aprovação e, se contemplado, terá três etapas. A primeira terá início pela comunidade Cabeça de Vaca até o São Gonçalo, passando pelas vilas Taquari, Espinho I e II, Várzea da Ema, Moleque, Marrocos e Maria Celia Callou, totalizando 12,31 km. O segundo trecho contempla a Vila Pedrinhas até o Distrito de São Gonçalo, passando pelos sítios Sabiá e Chumbado, percorrendo 10,96 km. Por último, serão pavimentados 6,44 km, começando da Vila Três Marias até o Espinho II, chegando ao sítio Barro Branco e Carás do Umari.