O terceiro dia de Jornada Pedagógica trouxe como temática os desafios enfrentados no ensino remoto, abordando as estratégias que podem ser utilizadas para contribuir com o crescimento e aprendizado do aluno. Abrindo a programação, a Professora Edna Belém destacou a inclusão como um dos pontos que requer mais atenção nesse período de ensino à distância. “A base do ensino com o objetivo da inclusão são as questões das competências sócio–emocionais e a capacidade de resiliência. Nós, professores, conseguimos ser surpreendentes”, enfatizou.
Em um segundo momento, foram apresentados relatos de experiências das professoras da rede municipal de ensino durante o ano de 2020, ressaltando a necessidade de se reinventar diante os inúmeros obstáculos do ensino remoto.
Segundo a coordenadora pedagógica, Arlete Xavier, essa socialização de informações também serve de fortalecimento na inovação da prática do ensino, já que os educadores tiveram que passar por um processo de adaptação para continuar o seu trabalho.
As professoras Sileude Brandão, Solange Machado, Aretha Araújo, Rosidalva Ferreira e Andréia Alves usaram a criatividade, através da música, da produção de vídeos interativos, leitura de histórias, para que a mensagem pudesse chegar aos estudantes. Apontaram ainda, as principais dificuldades que surgiram, como a falta de acesso à internet, ausência de disponibilidade dos pais durante o dia para acompanhar os filhos nas atividades, alunos desmotivados e assustados com o cenário vivenciado. Algumas mães de alunos também deram depoimentos e agradeceram o empenho e comprometimento dos professores da rede municipal de ensino.