NOTÍCIAS

29-MAI-2026

Juazeiro do Norte é o único município do Crajubar contemplado pelo programa Mais Ciência na Escola

Por Ascom 29/05/2026 #educação

Juazeiro do Norte está entre os dois únicos municípios do Cariri contemplados pelo programa federal Mais Ciência na Escola, ao lado de Mauriti. Nesta sexta-feira, 29, quatro escolas da rede municipal receberão Laboratórios Maker, ampliando o acesso dos estudantes à tecnologia, à inovação e ao conhecimento científico.

Os laboratórios são equipados com laptops, impressora 3D, cortadora a laser e outros recursos tecnológicos que irão fortalecer e incentivar o aprendizado e a prática científica dentro das escolas. Cada unidade contará com um professor e dez estudantes bolsistas, que participarão diretamente do desenvolvimento das atividades e projetos.

O Mais Ciência na Escola é uma iniciativa do Governo Federal realizada em parceria com universidades públicas e instituições de ciência, tecnologia e inovação. O programa busca democratizar o acesso à educação científica e ao letramento digital nas escolas públicas, oferecendo laboratórios maker, formação continuada para professores e bolsas para estudantes participantes.

O professor Samuel Mariano, explica que além de aproximar os estudantes das áreas de ciência e tecnologia, o programa também incentiva a criatividade, o pensamento crítico e o protagonismo estudantil, criando novas oportunidades para os jovens da rede municipal.

A Rede Municipal de Educação aderiu ao programa em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), com orientação e apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA). Juntas, as instituições desenvolvem o projeto "Lixo: problemas globais, soluções locais - Garimpando riquezas educacionais do lixo eletrônico", que une educação, sustentabilidade e inovação.

As escolas contempladas em Juazeiro do Norte são:

* EEF Jerônimo Freire dos Santos

* EEF Mário da Silva Bem

* EEF Pelúsio Correia de Macêdo

* EEF Zila Belém

A entrega do laboratório, na EEF. Jerônimo Freire contou com a presença de Érika Souza, chefe de Gabinete; Márcia Franca, secretária municipal de educação; Ivan Figueiroa, Superintendente da Amaju; Apiano Morais, coordenador do polo Urca do Programa; Sérgio Gomes, coordenador geral do programa no Ceará; Inácio Arruda, deputado Federal; Sandra Monteiro, Secretária de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), bem como gestores e estudantes bolsistas da unidade e das demais escolas contempladas.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
pontoturistico0
pontoturistico1
pontoturistico2
pontoturistico3
pontoturistico4
pontoturistico5
logo
Selo Município Verde - 2022-2023Ouro JuazeiroDiamante 2023