
Com livros de histórias biográficas, de ficção, entre eles diversos gêneros, como romance, fantasia e poesia, a Biblioteca Pública Possidônio da Silva Bem, em Juazeiro do Norte, contabiliza cerca de 13 mil exemplares em seu acervo. As publicações incluem além de livros, periódicos, cordéis, mapas, fotografias, CD-ROM, DVDs e folhetos. No Dia Nacional do Livro, celebrado nesta quarta-feira, 29 de outubro, o espaço reafirma sua importância como um centro de conhecimento, cultura e inclusão social.
De acordo com a bibliotecária Joelma Barbosa, a biblioteca é mais do que um espaço cheio de livros, ela é um lugar de encontro, aprendizado e transformação. "Ela garante que todas as pessoas, independentemente da renda ou escolaridade, tenham acesso gratuito à informação, à leitura e à educação. Além de consultas e empréstimos, o espaço é um ponto de encontro entre leitores, estudantes e pesquisadores, promovendo o acesso democrático à informação e o estímulo à leitura em todas as idades", enfatizou.
Entre os serviços oferecidos na biblioteca estão empréstimo de obras, consulta local, visitas guiadas, ações culturais como, contação de histórias, palestras, oficinas, lançamentos de livros e cursos de capacitação. Ainda segundo a bibliotecária, o espaço desperta o gosto pela leitura e ajuda as pessoas a pensarem de forma independente, desenvolvendo a presença crítica e curiosidade intelectual.